4 erros que você não deve cometer trabalhando com imagens

Muitos profissionais criativos já estão bem acostumados a trabalhar com imagens em diversos tamanhos, resoluções e extensões diferentes.

Mas, você já parou pra pensar nos erros que alguns profissionais desavisados podem cometer? Ou ainda: você mesmo já cometeu um dos erros abaixo?

Confira 4 erros que devem ser evitados quando trabalhamos com imagens:

Esquecer da proporção

Já ficou tentado em dar aquela esticadinha na imagem pra encaixar melhor dentro do layout? Bom… não faça isso.

Cada imagem tem sua proporção. Na hora de alterar seu tamanho, não se esqueça de segurar o Shift (no caso do Photoshop, por exemplo) e manter as proporções originais, independente do tamanho final da imagem.

Ver uma imagem esticada (ou pior, um logotipo) chega a ser doloroso. Portanto, seja um ser-humano exemplar e não faça isso.

Imagem Original:

4-erros-que-voce-nao-deve-cometer-trabalhando-com-imagens

Por favor não faça isso:

4-erros-que-voce-nao-deve-cometer-trabalhando-com-imagens-esticar

Cortar a imagem de forma incorreta

Muitas vezes não será possível aproveitar toda a área da imagem e você precisará cortá-la, talvez para inseri-la dentro de um banner, por exemplo. E agora?

Tome muito cuidado em como fará isso. Evite cortar de forma aleatória e procure fazer com que o corte não prejudique a mensagem que você deseja transmitir com a imagem.

Dessa forma, a imagem se encaixará na nova proporção (sem a necessidade de esticá-la) e você não perderá seu contexto.

Imagem Original:

4-erros-que-voce-nao-deve-cometer-trabalhando-com-imagens-2

Evite cortar de forma incorreta:

4-erros-que-voce-nao-deve-cometer-trabalhando-com-imagens-cortar-errado

Percebeu o erro? Nesse corte, não é possível entender direito o que a mulher está fazendo. O corte não levou em consideração o notebook e suas mãos sobre ele. A imagem fica confusa.

Colocar nomes engraçadinhos

Essa é para a galera das internets. Na hora de subir uma imagem para um site ou blog, tome muito cuidado no nome do arquivo. Por quê?

Imagine que aquele cliente que você acha chato e implicante deseja colocar sua própria foto na seção “Sobre Nós” do site da empresa. Você, um ser maligno e vingativo, faz o upload da foto com o nome velhorabugento.jpg.

Ok, a foto estará no site e ninguém verá o nome do arquivo. Mas algum dia alguém (talvez até mesmo o velho rabugento) decidirá baixar a imagem, revelando sua brincadeirinha. Melhor não correr o risco.

Salve essa imagem em seu computador e veja o erro na prática:

caloteiro-tira-foto-sorrindo-mas-nao-paga-o-designer

Exagerar no Photoshop

Algumas imagens precisam de um retoque ou outro no Photoshop antes de irem para a produção.

Não há problemas nisso para quem sabe utilizar o programa da forma correta. Mas e quando tratamento de imagens não é seu forte?

O resultado pode ser uma imagem extremamente photoshopada, que com certeza servirá de exemplo de como não usar o Photoshop. Portanto, muito cuidado!

Imagem Original:

4-erros-que-voce-nao-deve-cometer-trabalhando-com-imagens-4

Imagem tratada desastrosamente no Photoshop:

4-erros-que-voce-nao-deve-cometer-trabalhando-com-imagens-desastre-photoshop

Nesse caso o designer tentou alterar o cor do olho, aplicar um filtro na pele, branquear os dentes e aumentar o contraste da imagem.

Existem técnicas corretas para fazer esses tipos de tratamentos, mas nesse caso o resultado foi uma imagem bastante artificial e com cores bem “estouradas”.

Portanto, muito cuidado ao trabalhar com imagens em projetos físicos ou virtuais. Lembre-se que uma imagem mal inserida pode prejudicar seu cliente e sua reputação como designer.

E você, já cometeu outro erro com imagens? Compartilhe conosco abaixo!

2 thoughts on “4 erros que você não deve cometer trabalhando com imagens

  1. É muito complicado hoje em dia o tratamento de imagens que vemos por aí, se seguir essas regras básicas dá pra se fazer um bom trabalho sem uso de muitos recursos.
    Ótima postagem, parabéns!

    1. Pois é, seguir uma linha conceitual e expor a criatividade são fundamentos essenciais para um bom tratamento de imagem, etc.
      Obrigado!

Deixe uma resposta